• Administrador

Fab Lab SP: publica tutoriais de fabricação e tecnologia que podem ser praticados em casa

Durante a pandemia, o Fab Lab Livre SP, rede de laboratórios públicos da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo, propõe ocuparmos o tempo em casa de forma criativa.


A rede tem usado o Instagram para publicar tutoriais de fabricação digital e tecnologia para melhorar nossas vidas.


Em março, uma das oficinas realizadas pela equipe focou na fabricação caseira de absorventes reutilizáveis (imagem abaixo).


Foi a primeira iniciativa da campanha #FazendoEmCasa.



Os absorventes reutilizáveis que seguem o modelo custam em média menos de R$ 2 por unidade e usam principalmente itens simples que temos em casa: tecido de guarda-chuva usado, toalhas, camisetas velhas.


Apesar disso, a duração é a mesma de produtos similares que são comercializados, com uma expectativa de 3 a 5 anos de uso.


O ponto extra fica para o quesito ecologia, visto que os absorventes podem substituir os descartáveis, que geram grandes quantidades de lixo.




O segundo tutorial do projeto é focado na criação de uma bolsa de mão, reutilizando e ressignificando plásticos de embalagens. A técnica empregada na montagem é conhecida como “plástico precioso”.







A iniciativa mais recente envolve a criação de um carimbo usando rolhas, ou “rolhogravura”. A ideia é simples e pode inclusive ser adaptada para brincar com as crianças em casa.





Além da publicação tos tutoriais, o #FazendoEmCasa envolve a realização de uma live na rede alguns dias depois para tirar dúvidas e manter o contato com a comunidade maker.


O Fab Lab Livre SP deve lançar novas ideias em breve, ajudando a manter a chama da criatividade acesa durante o período de isolamento social. Segue o @ lá no Instagram!



Fonte Hypeness





4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo